sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Filetador de PET Caseiro

Com objetivo de passar novas opções e conhecimento, estou divulgando a maneira de fazer um filetador caseiro  super simples que pode ser muito útil para trabalhos com as PET.

O conteúdo foi extraído do site http://www.sempresustentavel.com.br, vale a pena conferir as idéias que eles postam no site.




Nesse Filetador a lâmina deve ser presa com o declive do corte virado para baixo e com um parafuso de cabeça larga para melhor fixação.
A madeira deve ser rebaixada +/- 0,5cm. Para fazer esse declive primeiro marque o tamanho da lâmina e depois faça um corte de cada lado com uma serrinha de mão. Veja detalhes na figura ao lado.
Depois com um canivete ou uma faca de ponta fina bem afiada faça o rebaixo na madeira. Depois que estiver bem plano coloque a lâmina e marque o local do furo. Como a madeira deve ser bem dura, você pode fazer o furo usando uma furadeira com uma broca bem fininha (menor que o diâmetro da rosca do parafuso. Obs.: se não tiver a broca use (na furadeira) um prego sem cabeça.).
Antes de prender a lâmina faça dois cortes, um de cada lado, entre o parafuso e o fim da lâmina. Faça esses cortes com profundidades diferentes para fazer fitas com larguras diferentes.