É o processo que transforma materiais grosseiros em material orgânico. Esses materiais podem ser: restos de comida, estercos, animais, aparas de grama, folhas, galhos, restos de culturas agrícolas, enfim todo material de origem animal e vegetal. Quanto mais equilibrado o composto mais nutrientes o solo e as plantãs absorvem.
Alguns materiais não devem ser usados na compostagem como madeira tratada contra cupins ou envernizadas, vidros, metal, óleo, tinta, couro, plástico e papel que não são facilmente degredados pelos microorganismos e podem ser reciclados ou reaproveitados em artesanatos.
A Compostagem não é apenas um monte de lixo orgânico empilhado, é necessário fornecer as condições adequadas aos microorganismos para que degredem a matéria orgânica disponibilizando os nutrientes.
Para realizar o processo de decomposição é necessário gás carbônico, calor, água e matéria orgânica compostada. Os nutrientes da compostagem são liberados lentamente permitindo que as plantas retirem somente o necessário, diferente dos adubos sintéticos que são altamente soluveis, podendo ser arrastados pelas águas.
A compostagem fortalece o solo, aumenta o número de insetos desejáveis, minhocas reduzindo a incidência de doenças nas plantas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário